sábado, 15 de agosto de 2009

Esperança...

"É preciso explicar porque o mundo de hoje, é horrível; é apenas um momento do longo desenvolvimento histórico e que a esperança sempre foi uma das forças dominantes das revoluções e das insurreições, e eu ainda sinto a esperança como minha concepção de futuro"
Jean Paul Sartre
O que dizer diante dessas palavras desse grande filósofo francês? Como basear esse pensamento nas vivências e acontecimentos do mundo?
Em uma das minhas fantásticas aulas de filosofia, que me ajuda a entender a realidade que me cerca e sobre os acontecimentos na sociedade, fiz reflexões, particulares mas podem ser entendidas pelo todo...
Na vida tudo é efêmero, e o motor disso é as mudanças, mas o que nunca muda no passar dos tempos é a esperança, esperança de tudo em relação as coisas, de seguir em frente, de superar, de viver...como em uma propaganda do telecurso veiculado na TV: "já pensou em um mundo sem arte? É até difícil de imaginar..." mas já pensou em um mundo sem esperança? Não se permite nem a imaginação...
Ter esperança está presente em todo o mundo, é universal, do pobre ao rico, do negro ao branco, do cristão ao muçulmano...Vou mais além, paz sem esperança é como um veículo sem combustível, inerte. Toda a ação benéfica gerada ou tomada por uma pessoa ou grupo de pessoas tem como base a esperança de mudar sua realidade.
O que falta hoje, é parar com o vício e a passividade de dizer: "eu tenho esperança de um mundo melhor" mas sem parar, reconhecer que não está fazendo nada para que isso aconteça.
Utilizando mais uma frase do mesmo autor:
"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós."
Apenas, faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião sincera é sempre bem-vinda! Diga!